quarta-feira, 25 de maio de 2016

 HISTÓRICO DO PROJETO:
    Desde 2010 estamos criando e recriando esse projeto com novas sugestões de brinquedos feitos com sucatas, pois no AEE (Atendimento Educacional Especializado), entendemos a importância das brincadeiras para o desenvolvimento das nossas crianças. 

      Com os resultados positivos dos anos anteriores, confirmando as nossas expectativas, a Sala de Recursos Forma de Olhar decidiu continuar e com algumas modificações o Projeto Sucatas para o ano de 2012, como Projeto: Brincar com Sucatas, considerando que muitas crianças e pais participaram do evento 2010. Neste ano de 2012 convidamos a Professora Sandra com a turma do 1º Ano "E" para participar com nosso projeto e somar idéias.
Para enriquecê-lo ampliamos a proposta do brincar, definindo o tema "Brincar com Sucatas", a fim de vivenciar com as crianças um simples brinquedo construído com material reciclado pode enriquecer as brincadeiras infantis e levar para sala de aula regular resultados positivos, como melhorar na linguagem, na concentração e atenção, na sociabilidade.
      As discussões e idéias para o projeto foram baseadas nas nossas experiências em sala de recursos. Observando as crianças percebemos o interesse em brincar com sucatas. A partir daí observamos que nossos alunos AEE obtiveram melhores resultados na sala regular.

  
INTRODUÇÃO:

       "O brincar é uma necessidade básica e um direito de todos. O brincar é uma experiência humana, rica e complexa."
(Almeida, M.T.P, 2000)

         Hoje em dia a reciclagem é assunto discutido por pessoas de todas as idades. Muitas crianças já têm consciência de que o lixo pode ser renovado ou transformado em algo útil. Em casa ou na escola elas aprendem a dar valor em materiais que aparentemente não serviriam para nada e transformam sucata em brinquedos.
         O brinquedo feito com sucata, além de ajudar a preservar a natureza, é oportunidade dada à criança para desenvolver sua criatividade e seu pensamento crítico em relação ao desperdício (conseqüência do consumo desenfreado). É uma maneira simples, econômica e divertida de educar e ajudar na formação dos cidadãos mirins.
         Brincando a criança constrói significados e apropria-se de diferentes papeis sociais, para o atendimento das relações afetivas e a construção de conhecimento, e conseqüentemente desenvolver sua identidade e autonomia.
        Brincando a criança aprende e assim se desenvolve, extravasando o que sente, descarregando tensões, aprendendo a respeitar os outros e a participar em grupos, enfim, as atividades lúdicas contribuem realmente para as crianças
construírem conceitos fundamentais para torná-los adultos mais humanos.



JUSTIFICATIVA:


A sucata vai desenvolver a coordenação motora e a criatividade da criança.

O que é sucata? Sucata é qualquer coisa considerada inútil depois de ter sido utilizada e que é reaproveitada de uma maneira diferente.
           Este trabalho foi elaborado e desenvolvido na esperança de que a criança tenha uma experiência agradável e divertida. Ele foi baseado em atividades práticas, levando a criança a aprender brincando e usando sua imaginação.
           A criança vai adquirir um interesse pelas aulas ministradas, manuseando a sucata; vendo bonecos, bichos, fantoches, carros em frascos de plásticos e caixas, copos de papel, caixas, pratos de papelão, latas, cones, saquinhos de papel, rolos de papel higiênico,tampinhas diversas e outros. Esses são materiais que a criança conhece e são fáceis de colecionar. Muitas vezes, achamos que apenas materiais caros é que despertam o interesse da criança, mas, ao contrário, hoje é difícil a criança ter oportunidade de criar alguma coisa. Podemos levar a criança a fazer uma reciclagem com embalagens do que consumiu.
      
CONTEÚDOS QUE SERÃO TRABALHADOS NO DECORRER DO PROJETO:
  • Valorização e cuidados com o meio ambiente;
  • Noções de higiene e limpeza;
  • Organização e classificação de materiais diversos;
  • Coleta seletiva;
  • Reciclagem;
  • Reaproveitamento de materiais;
  • Construção de objetos diversos;
  • Leitura de embalagens e rótulos (alfabetização, ingredientes, data de validade, volume, peso, cor, tamanho, etc)
OBJETIVO GERAL:            Criar brinquedos com sucatas analisando a consciência ecológica, estimulando a criatividade, a Imaginação e a compreensão da realidade.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:



  • Discutir se há facilidade em aproveitar os materiais recicláveis;
  • Aprender a construir brinquedos com material reciclável;
  • Incentivar o cuidado ao ambiente em que vivemos;
  • Observar com cuidado o lixo de nossa casa, caixas de leite, rolinhos de papel higiênico, cartelas de ovos, tampinhas, garrafa pet, copinhos de danoninho, bandejas de isopor, garrafinhas de água mineral, caixas de suco e outros, para criar brinquedos.
  • Conscientizar para a preservação do meio ambiente;
  • DESENVOLVIMENTO DO PROJETO:       Reunir o maior número de sucatas com os alunos, professores, funcionários e pais:




    Rolinho de papel higiênico, sobras de TNT, gravuras, carretéis de linha, caixinhas de diversos tamanhos, copos de iogurtes, retalhos de tecido, caixinhas de fósforo, caixas de leite, caixas de suco, tampinhas de todo tamanho( do detergente, pet, adoçante, perfumes, pasta de dente, de tintas para cabelo, do desodorante, de sucos, do requeijão cremoso e inúmeras outras que vão para o lixo), caixas de sapato, cds usados que não presta mais, sobras de papéis coloridos, potinhos diversos,retalhos de madeira, revistas velhas, colares velhos que se desmancharam e diversos outros.Materiais utilizados:




    Cola quente, linha de costura, cola branca, agulha para costura, tinta guache e outros.
    FAVORECE:
    Antes de criar brinquedos podemos trabalhar a leitura dos rótulos nas embalagens, discriminação visual, conceito de cor, a seleção dos materiais em potes ou caixas, quantidade, operações matemáticas, sequenciação, pareamento, classificação, seriação, equilíbrio, destreza, noção de diferença e semelhança, pensamento lógico, criar jogos com as tampas, formas, a origem dos produtos, as fábricas e qual preocupação delas ao meio ambiente. Ex: Natura, Avon, fábrica de sucos, fábricas de brinquedos, de leite, sobre o recolhimento do lixo em nossa cidade, da reciclagem e importância, da poluição dos rios, terrenos e falar sobre economia, desperdício. Sobre o futuro de nosso planeta.

    "Brincar é fundamental porque brincando a criança expressa necessidade e desenvolve potencialidades" (Cunha, Nylse Helena Silva. Brincando, aprendendo e desenvolvendo o pensamento matemático, 2005)









    CONCLUSÃO
           Esse projeto se conclui por fases com exposições nos murais, blog. E cada ano ele se revigora ainda mais. Consumimos um grande número de produtos que vêm em embalagens descartáveis. O homem passou a viver então a era dos descartáveis, onde a maior parte dos produtos são inutilizados e jogados fora. Nosso projeto mostrará a importância do resgate dos brinquedos construído com sucatas, analisando a consciência ecológica, estimulando a criatividade, a Imaginação, e a compreensão da realidade.









        
    Ana Cláudia de Oliveira sardinha

    Sandra Rodrigues de Carvalho